BLOG

12 / 08 / 2016

Fáscias: tecidos de comunicação

“Sujeito Sensível e renovação do eu – As contribuições da Fasciaterapia e da Somato-psicopedagogia”, organizado por Danis Bois, Marie-Christine Josso e Marc Humpich, foi publicado no Brasil em 2008 pela Ed. Paulus, Centro Universitário São Camilo, SP.

Esta publicação reúne textos de diversos Fasciaterapeutas  trazendo uma grande contribuição para a compreensão dos conceitos inovadores desta abordagem terapêutica, suas possibilidades na prática clínica, no campo da formação e da pesquisa.

Sobre as fáscias como tecido de memória e de comunicação:

“Nossos tecidos contêm a memória de nossa história e as fáscias são os elementos anatomicamente disponíveis para essa engrenagem. (…) Servindo para sustentar, envolver e unir os tecidos entre si, as fáscias têm como funções principais apoiar, envolver, preencher, proteger, bem como transportar, no caso do tecido sanguíneo. mas seu papel é mais complexo enquanto lugar de trocas celulares em que ocorrem nossos processos de inflamação e de imunidade. Sem as fáscias, os quatro grandes sistemas – nervoso, endócrino, imunológico, vascular – não se comunicariam.” (Nadine Quéré, Cap. 6, Pag.221)

http://www.livrariadopsicanalista.com.br/produto/3651883/SUJEITO-SENSIVEL-E-RENOVACAO-DO-EU—AS-CONTRIBUICOES-DA-FASCIATERAPIA-E-DA-SOMATO-PSICOPEDAGOGIA