BLOG

11 / 11 / 2015

MEDICINA SUAVE: você conhece a Fasciaterapia Educação Perceptiva do Movimento?

A Fasciaterapia permite aliviar tanto as dores físicas quanto a fadiga crônica. Descubra esta técnica suave e benéfica para todo o corpo. (fonte: Le Figaro Madame)

A Fasciaterapia é uma técnica recente, elaborada nos anos 1980 por Danis Bois, que atuava na época como osteopata. Segundo suas observações clínicas das fáscias, ele desenvolveu uma terapia manual precisa, composta por ‘pontos de apoio’ (nota da tradutora: pausas de movimento destinadas a perceber o que se passa no movimento interno do paciente), e massagem profunda. O método da Fasciaterapia tem demostrado seus benefícios.

Como se pratica a Fasciaterapia?

A Fasciaterapia é uma técnica manual suave. Praticada em consultório especializado por um profissional competente e formado nas técnicas particulares do método. Alguns osteopatas e fisioterapeutas se formam em Fasciaterapia com objetivo de complementar seu conhecimento sobre o toque e as reações corporais. A terapia das fáscias requer uma grande habilidade, em especial, no sentido do tato. Durante uma sessão de Fasciaterapia o terapeuta fica particularmente atento à reações do corpo do paciente. De fato, esse método de massagem trabalha sobre as fáscias, membranas que envolvem todos os órgãos conectando-os entre sí, do topo da cabeça até os dedos dos pés. O fasciaterapeuta posiciona suas mãos sobre o corpo do paciente exercendo pressões mais ou menos longas, em locais específicos, como a acupuntura. Estes gestos específicos acompanham um perfeito conhecimento anatômico e da complexa rede interconectiva das fáscias.

Quais são as ações sobre o corpo?

A Fasciaterapia não se utiliza de manipulações, diferente da Osteopatia. Graças a uma técnica manual suave e precisa, o corpo relaxa suas tensões internas e reencontra seu movimento interno. As fáscias são compostas por tecido conjuntivo, sendo assim, respondem ao stress através de um bloqueio e reação inflamatória. A Fasciaterapia trabalha sobre as tensões acumuladas pelas fáscias, o que traz uma sensação de repouso para o corpo, um verdadeiro bem-estar. (…) Uma sessão permite liberar bloqueios e prevenir doenças. Em geral, 3 sessões são aconselhadas. Em casos de dores crônicas, o terapeuta irá recomendar a frequência ideal de sessões, bem como atividades que possa contribuir no reequilíbrio, alívio e fortalecimento do corpo.

Texto Original – tradução livre por Janaína Guerreiro